Advertisement

Main Ad

MULTIDAO ACOMPANHA CORPO DE BITA DO BARÃO ATÉ CEMITÉRIO EM CODÓ


Acompanhado por uma multidão, o corpo do babalorixá 'Bita do Barão' foi levado em cortejo pelas ruas de Codó e sepultado por volta das 18h30 deste sábado (20) no Cemitério Central. Antes, um ritual conhecido como “Tambor de Choro” foi realizado pelos filhos de santo de Bita do Barão.


A Federação de Umbanda e Culto Afro-Brasileiro do Maranhão (FUCABMA) afirmou que Bita do Barão teve uma esplendorosa trajetória espiritual no plano terrestre. Por fim, a nota assinada pelo presidente Biné Gomes, expressou grande honra pela oportunidade de aprendizado junto com o pai de santo.
O governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR), lamentou o falecimento do religioso e se solidarizou com a comunidade umbandista, a família de Bita do Barão e com as lideranças religiosas dos cultos afros.

A ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney, disse que Bita do Barão será sempre para o Maranhão e para o mundo uma referência de preservação do culto e religião de matrizes africanas e expressou o pesar aos familiares, amigos e seguidores do babalorixá.
Por fim, o ex-presidente da República, José Sarney, lamentou a morte de Bita do Barão e disse que ele era um amigo estimado. Ele se solidarizou com a família e com os seguidores dele. O ex-presidente disse ainda que Bita do Barão fez de Codó uma referência para todo o Brasil.

Bita do Barão

Wilson Nonato de Souza nasceu no dia 10 de julho de 1932, no povoado Santo Antônio dos Pretos, na zona rural de Codó. Ele é conhecido popularmente por “Bita do Barão” e é considerado um dos grandes líderes umbandistas do Brasil.




FONTE: G1

Postar um comentário

0 Comentários