O atual vice-reitor teve 64,8% de todos os votos. Definição, entretanto, cabe ao presidente Jair Bolsonaro, que definirá o novo gestor da universidade a partir de uma lista tríplice.
Custódio Luís Silva de Almeida foi o candidato mais votado na consulta pública para ocupar o cargo de reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC). O atual vice-reitor obteve 7.772 votos, número que corresponde a 64,8% do total. A apuração foi encerrada na madrugada desta quinta-feira (9), pouco após a meia-noite. O candidato a vice-reitor de Custódio é o professor Davi Romero, diretor do Campus da UFC em Quixadá, no interior do estado.
A votação mede a preferência da comunidade acadêmica (professores, servidores e alunos) sobre o candidato para ocupar o cargo de reitor.
Além de Custódio, concorreram Antônio Gomes de Souza Filho, atual pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, que obteve 3.499 votos; e José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque, atual diretor da Faculdade de Direito, que teve 610 votos.
De acordo com a Comissão Eleitoral Central (CEC), 11.997 eleitores compareceram às seções de votação, sendo 1.668 servidores docentes, 1.622 servidores técnico-administrativos e 8.707 estudantes. Do total de votos, foram registrados 49 em branco e 67 nulos.
Além de vice-reitor, Custódio atualmente leciona no curso de filosofia. O docente já passou pelos cargos de coordenador de curso, chefe de departamento, diretor de unidade acadêmica e pró-reitor.
Escolha do presidente
Após o resultado da consulta pública, o Conselho Universitário (Consuni) irá elaborar, no dia 20 de maio, uma lista tríplice, que será encaminhada ao Ministério da Educação.
Serão listados três indicados por ordem de relevância.
A nomeação do reitor é prerrogativa do presidente da República, Jair Bolsonaro. O escolhido cumprirá o mandato no período de 2019 e 2023.
Fonte:g1
0 Comentários