Advertisement

Main Ad

Cinco vice-prefeitos assumem mandatos no Maranhão



Em cinco cidades maranhenses tiveram mudança no comando da gestão municipal. As cidades Açailândia, Buriticupu, Olho d’Água das Cunhãs, Paço do Lumiar e Santa do Maranhão, ouve troca de gestão.

Na grande maioria os prefeitos foram afastados dos cargos pela justiça.

Em outubro de 2017 o juiz Galtieri Mendes de Arruda, titular da Vara Única de Olho d´Água das Cunhãs, determinou o afastamento do Prefeito Rodrigo Oliveira (PDT). A pedido de uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA). Motivado por irregularidades em uma licitação referente à contratação de empresa para limpeza pública e coleta lixo, segundo o MP o prejuízo pode ter chegado a meio milhão de reais. Após ação a vice-prefeita Viliane Nunes Oliveira da Costa (PL) tomou posse na prefeitura.

Já na cidade de Paço do Lumiar o motivo de saúde, o então prefeito Domingos Dutra (PCdoB), foi afastado do caso após um acidente vascular cerebral AVC. Dutra permanece internado, no seu lugar a vice Paula Azevedo (SD), foi declarada prefeita.

Na cidade de Buriticupu o juiz Raphael Leite Guedes, titular da 1ª vara da Comarca de Buriticupu, entrou com o pedido de afastamento do prefeito Zé Gomes (PRB). Através de uma ação improbidade administrativa, no qual já foi transitada e julgada. Com o afastamento do prefeito o vice-prefeito Ivanildo Santo dos Santos, foi empossado no cargo.

O caso mais recente de todos foi na cidade de Açailândia, onde o prefeito Juscelino Oliveira (PCdoB) renunciou o seu mandato após entregar uma carta renuncia a câmara municipal da cidade. O prefeito afirmou que seu afastamento estava ligado diretamente aos desgastes físico e mental. Com a renúncia do prefeito quem assume no lugar dele é Aluísio Sousa.

Vale ressaltar que o MP pediu o afastamento do prefeito Juscelino Oliveira, no começo deste mês.

Mais um caso

Em agosto deste ano a Promotoria de Justiça da Comarca de São Bernardo, ingressou com uma Ação Civil Pública (ACP) por improbidade administrativa contra Francisco Pereira Tavares, prefeito do município Santana do Maranhão, Segundo a ação o prefeito estaria retendo os pagamentos de três servidores. O prefeito foi afastado caso e o vice-prefeito Eldo José Melo de Oliveira chegou assumir. Porém por uma decisão do Desembargador Raimundo Barros, o prefeito retornou para o cargo

Com informações do Blog do Domingos Costa e G1

Postar um comentário

0 Comentários