Advertisement

Main Ad

Pré-candidato a prefeito, Júnior Esperança, pública carta aberta a população de São Bernardo-MA

Em seu perfil do Facebook, o engenheiro agrônomo e pré-candidato a prefeito de São Bernardo, Bernardo júnior Esperança, públicou uma carta aberta aos bernardenses contando um pouco de sua vida pessoal e pública.

Júnior Esperança


De Junior Esperança Aos Bernardenses,

 Sinceramente, pensei que após a vitória do atual Prefeito de São Bernardo, em  2016, iria  pendurar as chuteiras políticas. Em 2020, completam 20 anos de minha militância política. Isto em São Bernardo. Mas não militei só na minha cidade: Campina Grande-PB, Amapá-AP, também, foram testemunhas  de minhas participações - ajudando candidaturas. E mesmo em São Bernardo, e Santa Quitéria, ajudei em candidaturas, nos anos 90.

Nunca passaram aos meus olhos injustiças, para eu não as reprovar. Me deixam irrequieto, indignado -  sempre movi esforços para contê-las! - Meu lado foi e será ao lado das vítimas!  Elas partem de quem deveria cuidar do cidadão - de instrumentos  do Estado de Direito, guiados por Gestores Públicos (como Prefeitos). Nós os elegemos...!  - Os instrumentos de ação do Estado são políticas!

O modelo político ao qual estamos submetidos ´- Republicano e presença dos entes públicos: Municipais, Estaduais, e Federal - representa o caminho para tratar de interesses dos cidadãos.Tudo inicia e termina na  política, vivemos essencialmente isso. Dependemos, estamos melhor ou pior, nosso bem estar, tudo mesmo, gira  entorno de Políticas Públicas, aplicadas por esses três níveis governamentais. Injustiças nascem, quando o dever de casa não é realizado por esses entes públicos, deixando órfãos cidadãos comuns, que ficam   a deriva, distantes de  direitos. E não há outra forma de conter injustiças, senão via  política.

Mas como dizer e convencer o cidadão comum dessa necessidade? Se não há interesse para isso. Quanto mais ignorantes tivermos , formos,  melhor para quem quer se beneficiar do poder...!

A política não deve ser  lugar para se alcançar desejos pessoais. Mas de conjugar interesses sociais, fazer justiça. Via de regra , entretanto, querem formadores de opinião, colocar todos aqueles que falam em política, em vala comum - sem separar joio de trigo! Estigmatizam, também, o padrão humano para fazer política:  quanto mais distante  de regras cidadãs,  melhor político. Beneficiam maus cidadãos,  em prejuízo daqueles que se esforçam para cumprir regras do bem!

Por isso mesmo,  bons cidadãos  afastam-se cada vez mais da política; e aproximam-se dela quem não quer o bem das pessoas, e sim, interesses pessoais - são anjos do mal. A política tornou-se um antro dos maus. Maus cidadãos  parecem mais sucedidos, na política,  por uma questão óbvia, só entram no jogo quando lhes é conveniente,  nunca remam contra a maré!  Fazem-no aquilo que  lhes é conveniente e oportuno, são heróis a favor do vento,  da facilidade, nunca contra. O discurso...  um, a prática outra!

Não,  não mudarei minha trajetória. Continuarei a buscar  as boas regras cidadãs sempre.  Minhas referencias continuarão a ser cidadãos e cidadãs do bem. Faltam-me  muito para ser político no padrão vigente. Não sei fazer da embalagem algo maior que o conteúdo. E  ser político para muitos, vou continuar na minha linha, é isso. É transformar um pingo d'água num oceano, é mentir, é ficar do lado do poder mesmo sendo algo contra o interesse  social....!
 
Não há um só dia desde que comecei a trabalhar, em 1986, que não tenha me aparecido alguém precisando de uma ajudinha, e chegar junto, ser solidário, foi, é e será minha regra. Nem por isso fiz da embalagem algo maior que o conteúdo. Também,  não engano as pessoas dizendo que vou ajudar, quando não posso,  apesar de um "não" soar    forte!

As modernas redes sociais são testemunhas da minha discrição, muitas das  minhas ações beiram a este patamar. E isto não é ser político, onde fotografias são colocadas sempre acima das ações em si.

Mas lutar é preciso... e vou continuar a empreitada política, com a mesma garra de vinte anos atrás. No mínimo daremos um "tapa" naqueles que pleiteiam  subestimar a inteligência dos bernardenses.   Estou com a responsabilidade de novo, mas não estou só, de construir a   FRENTE POLÍTICA BERNARDENSE, a 1@VIA POLÍTICA bernardense, com o povo e para o povo bernardense.

Sou Pré-candidato a Prefeito de São Bernardo, garantindo aos bernardenses uma alternativa segura,  sem olhar para os lados, sem ficar discutindo com este ou aquele por dinheiro ou  pelo poder. Sem deixar dúvidas de ser ou não ser...   - Mas para discutir um projeto que atenda aos bernardenses;  seja capaz de colocar ao alcance de todos Políticas Publicas inclusivas,  serias e de qualidade.

Tenho o meu voto para este projeto. Mas já somos muitos. E multiplicar-se-ão.   Caberão a todos... Somos pessoas da ANTIGA OPOSIÇÃO somadas a pessoas da ANTIGA GESTÃO, sem saudades do passado;  mas descontentes com a política presente  e  em busca de melhor futuro para os bernardenses - queremos Um NOVO TEMPO DE VERDADE!   É a juventude; são pessoas de todas as raças, cores, religiões, que juntas, no mesmo nível de igualdade, se apresentarão, no decurso do processo,  e apresentarão unidas,    Um RUMO  para nossa Matriz de São Bernardo.

Lançaremos, ainda neste mês de janeiro, UM MANIFESTO, traçando alternativas de participação popular aos  bernardenses que queiram disputar as Eleições 2020. Seja como candidato a Prefeito, Vice e/ou Vereador. Separaremos o Joio do trigo; aqueles  que queiram defender projeto para a sociedade bernardense, como nós da FRENTE BERNARDENSE; daqueles que possuem interesses pessoais.

Este MANIFESTO  proporá não  reverenciarmos o passado político de São Bernardo; também,  não  aceitarmos  a maquiagem, a falta de compromissos com Políticas Públicas eficazes, para os bernardenses, encontradas na Gestão atual. Propõe não aceitarmos uma politicagem excludente do povo bernardense, em benefícios de outros municípios;  ainda mais diante da falaciosa justificativa de que os bernardenses não estão capacitados para assumir - cargos e espaços, e nem para construir, vender,  coisas do gênero, restando-lhes votar... só aceitáveis na ótica de quem é de fora e não conhece nossa gente.

AGUARDEMOS. Será compensador, juntos e misturados seremos  vitoriosos diante de  impérios!

  Deus seja louvado!
    JÚNIOR ESPERANÇA

Postar um comentário

0 Comentários