Advertisement

Main Ad

Trump diz que China sofrerá consequências se país tiver responsabilidade na pandemia da Covid-19

Presidente dos EUA voltou a levantar teorias sobre criação do coronavírus em laboratório de Wuhan e questionou estatísticas de Pequim.

Presidente dos EUA, Donald Trump, participa de coletiva de imprensa diária que atualiza números da Covid-19 no país Foto: ALEXANDER DRAGO / REUTERS

O presidente dos Estados UnidosDonald Trump, voltou a acusar a China de ter cometido erros na condução da crise do novo coronavírus. A Covid-19 foi identificada pela primeira vez no país asiatico. Segundo Trump, os chineses enfrentarão consequências caso tenham falhado na tentativa de evitar a disseminação da doença.

— Se erraram, um erro é um erro. Mas se eles foram conscientemente responsáveis, certamente haverá consequências — disse o presidente americano a jornalistas, na tradicional entrevista coletiva  sobre o estado da pandemia nos EUA.

Trump e integrantes de seu governo têm criticado duramente a China pela suposta falta de transparência por parte do país no início do surto da Covid-19 em Wuhan, na província chinesa de Hubei. Nesta semana, o republicano suspendeu os repasses dos EUA à Organização Mundial da Saúde (OMS) alegando que a entidade das Nações Unidas está alinhada com Pequim.

As duas maiores potências do mundo têm repetidamente entrado em choque por conta da pandemia. O presidente dos EUA, inicialmente, saudou a resposta chinesa ao Sars-CoV-2, mas, posteriormente, mudou de discurso e passou a se referir ao patógeno como "o vírus chinês". Mais recentemente, dobrou a aposta e endureceu o tom de suas declarações.




O Globo

Postar um comentário

0 Comentários