Advertisement

Main Ad

Blogueiro Oswaldo Estárquio é internado em hospital de Brasília após cair em cela de presídio

Oswaldo Eustáquio foi detido no dia 18 de dezembro por violar prisão domiciliar. Secretaria de Administração Penitenciária diz que estado de saúde dele é estável, que abriu ocorrência e vai apurar o caso.

O blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio foi internado no Instituto Hospital de Base do Distrito Federal, na noite de segunda-feira (21), após cair na cela onde está preso no Centro de Detenção Provisória II (CDP II), localizado no Complexo Penitenciário da Papuda.

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária do DF (Seape-DF), Oswaldo bateu com a coluna após sofrer a queda e seu estado de saúde "é estável, sem risco de morte". Ele recebeu os primeiros atendimentos na prisão antes de ser encaminhado ao hospital, diz a Seape.

Oswaldo é investigado pela realização de atos antidemocráticos e foi detido em 18 de dezembro, por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STFAlexandre de Moraes, após descumprir as regras da prisão domiciliar.

"Após receber os primeiros atendimentos e passar por avaliação clínica na unidade prisional, o reeducando foi encaminhado ao Hospital de Base (HB) para realização de exames mais detalhados. Segundo o HB, o estado de saúde do interno é estável, sem risco de morte", diz a pasta.

A pasta informou que abriu uma ocorrência na 30ª Delegacia de Polícia, em São Sebastião, para que o caso seja investigado.

Ainda de acordo com a Seape-DF, "por motivos de segurança e preservação da integridade física, o reeducando não divide a cela com outros internos".

"Foi solicitada, ainda, a realização de perícia no local do acidente. Além da ocorrência policial, foi aberta uma ocorrência administrativa pela direção do CDP II para apurar todas as circunstâncias do ocorrido", afirma a nota.

Prisão

Oswaldo Eustáquio estava em prisão domiciliar desde novembro. Ele é investigado desde junho no inquérito que apura o financiamento e a organização de atos antidemocráticos com pedidos inconstitucionais, como o fechamento do Congresso e do Supremo.

A prisão domiciliar foi decretada depois que ele descumpriu ordens do STF que o proibiam de fazer postagens em redes sociais e sair de Brasília, onde mora, sem autorização judicial.

Na última sexta-feira (18), a prisão preventiva foi decretada depois que ele novamente desobedeceu as regras impostas, ao deixar a residência e se deslocar até o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, comandado pela ministra Damares Alves.

Segundo o ministro Alexandre de Moraes, a prisão preventiva é necessária porque as medidas alternativas não estão sendo cumpridas pelo investigado.

“Após sucessivas oportunidades concedidas ao investigado, ele continuou a insistir na prática dos mesmos atos que lhe foram anteriormente vedados por expressa determinação da Justiça, situação que revela a inutilidade das medidas cautelares impostas, bem como a própria ineficácia da prisão domiciliar, haja vista que Oswaldo Eustáquio Fillho, ao invés de permanecer no interior da sua residência cumprindo o que lhe fora determinado, continuou circulando livremente além do limite permitido”, escreveu o ministro.



G1


Postar um comentário

0 Comentários