Advertisement

Main Ad

Previne Brasil: São Bernardo fica no topo do ranking de programa que mede indicadores do serviço de atenção básica da saúde

 

O município de São Bernardo ficou em 1º lugar na região do Baixo Paranaíba e em 4º lugar no Maranhão, no ranking estadual do programa Previne Brasil, do Governo Federal, que mede os indicadores relativos ao serviço da atenção básica de Saúde, no município.

Entre os 217 municípios maranhenses, São Bernardo fica atrás apenas dos municípios de Luís Domingues, Guimarães e São João dos Patos e fica a frente de várias cidades maiores do estado e, que por isso mesmo, têm melhor estrutura de Saúde. Os dados foram coletados a partir do acompanhamento que é feito pelo Ministério da Saúde, através dos sistemas do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), dentro do Previne Brasil, com parâmetros, metas e pesos do cálculo. Veja abaixo, os índices que colocam São Bernardo em 4º lugar no Maranhão:

São Bernardo fica em 4º lugar entre os municípios maranhenses com melhor serviço de atenção básica da saúde (Reprodução)

O prefeito João Igor (PDT) comemorou o resultado e atribuiu o feito aos investimentos da prefeitura no serviço da educação básica e, também aos esforços e dedicação das equipes de Saúde dos município. “É mais uma conquista fruto do nosso intenso trabalho para melhorar a atenção básica do nosso município, pois é lá que começa o atendimento preventivo para as pessoas. Conquista também de todas as nossas equipes de Saúde, sempre dedicadas a fazer o melhor pela nossa população”, destacou.

João Igor ressaltou ainda que a Saúde é uma das principais priodirades da nova gestão frente à prefeitura de São Bernardo. ”Na primeira gestão, reformamos, ampliamos e climatizamos postos de saúde, construímos uma ala nova no hospital municipal. A saúde é uma responsabilidade que eu tenho como prefeito e como médico e será a nossa prioridade nesse próximo mandato: vamos continuar a estruturação do nosso hospital, com a inserção de novos instrumentos e equipamentos e incrementar novas especialidades na rede municipal de saúde”, pontuou.

Programa Previne Brasil

O Previne Brasil, programa que reformulou o financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), tem como um dos componentes que fazem parte do repasse mensal aos municípios o pagamento por desempenho. O monitoramento desses indicadores permite que a gestão federal, estadual, municipal e profissionais de saúde avaliem o acesso e a qualidade dos serviços prestados pelos municípios, viabilizando, assim, a implementação de medidas de aprimoramento das ações no âmbito da Atenção Primária à Saúde, além de ser um meio de dar mais transparência aos investimentos na área da saúde para a população.




Fonte: Gildean farias

Postar um comentário

0 Comentários