Advertisement

Main Ad

Advogados e servidores do INSS são presos pela PF por fraude milionária em Luzilândia PI, e Anapurus

A Polícia Federal esteve na manhã desta terça-feira (09), cumprindo mandatos em Anapurus.


PF prende advogados e servidores públicos suspeitos de quase 2 mil fraudes previdenciárias no PI e MA, o município de Anapurus está envolvido.Cerca de 200 agentes da Polícia Federal estão cumprindo mandados de prisão e de busca e apreensão em várias cidades do Piauí e do Maranhão. Há 39 mandados de prisão expedidos.

A Polícia Federal do Piauí (PF-PI) prendeu advogados e servidores públicos na manhã desta terça-feira (9) por meio da “Operação Bússola”, que investiga um grupo suspeito de fraudes previdenciárias. As investigações iniciadas em 2020 registraram quase 2 mil benefícios concedidos com indícios de fraude e prejuízo estimado em R$ 55,8 milhões.

Os mandados expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Teresina estão sendo cumpridos na capital piauiense, em Luzilândia (PI), Demerval Lobão (PI), Santo Antônio dos Milagres (PI), Timon (MA), Caxias (MA), Presidente Dutra (MA), Parnarama (MA), Codó (MA), Anapurus (MA) e São João do Sóter (MA).

Alguns dos mandados de busca e apreensão foram cumpridos em residências e escritórios ligados aos advogados. Foram apreendidas quantias em dinheiro nos locais. Segundo o presidente da comissão, pesa contra os profissionais a acusação de fraude previdenciária.

“Entre os investigados com prisão decretada estão oito servidores do INSS, 17 advogados e 14 intermediários dos Estados do Piauí e Maranhão. A Justiça Federal também determinou o bloqueio das contas dos presos e a suspensão do exercício da função pública para os servidores do INSS”, informou a PF em nota.

Das 39 pessoas com mandado de prisão contra si, oito são servidores do INSS; 17 são advogados; e 14 são intermediários que viviam no Piauí e no Maranhão. São cumpridas ainda 57 ordens de busca e apreensão. As cidades onde os agentes da PF cumprem os mandados são:

  • Demerval Lobão/PI;
  • Luzilândia/PI;
  • Santo Antônio dos Milagres/PI;
  • Teresina/PI;
  • Anapurus/MA;
  • Caxias/MA;
  • Codó/MA;
  • Timon/MA;
  • Parnarama/MA;
  • Presidente Dutra/MA;
  • São João do Sóter/MA
De acordo com as investigações, o grupo usava documentos públicos falsos para fraudar aposentadorias concedidas por idade rural. Agentes identificaram 1.975 benefícios deste tipo com indícios de irregularidades. O caso culminou em um prejuízo de R$ 55,8 milhões.

As investigações começaram no ano passado. O nome “Operação Bússola” é uma alusão ao direcionamento indevido dos requerimentos de benefícios protocolados pelos advogados/intermediários aos servidores concessores do grupo criminoso.





Fonte: Blog da Raissa Araújo

Postar um comentário

0 Comentários