Advertisement

Main Ad

LUTO – Morre o pequeno Daniel, criança que contraiu raiva em Chapadinha (MA)


Morreu na manhã desta quarta, 3 de novembro, em São Luís Daniel, o pequeno Daniel, de 2 anos de idade, morador do povoado Santa Rita, em Chapadinha. Ele estava internado no Hospital Universitário desde o mês passado, após ser diagnosticado com o vírus da raiva humana, após ser mordida por um animal silvestre no dia 15/08/2021.

O caso foi confirmado no dia 6 de outubro, pelo Instituto Pasteur e é o primeiro registrado no Maranhão nos últimos oito anos. 

A RAIVA

A raiva é uma doença aguda do sistema nervoso central, que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos, caracterizada por uma encefalomielite viral e 100% letal, a partir do aparecimento dos sintomas. É considerada uma doença importante pelas grandes perdas econômicas causadas pela morte de animais e seres humanos. Esta doença possui ciclos relacionados à saúde única, que envolve seres humanos, os animais e o meio ambiente. A doença possui quatro ciclos que são o urbano, rural, silvestre e aéreo. 


A AGED/MA atua com foco no ciclo rural. Esse ciclo tem como reservatório o morcego hematófago (Desmodus rotundus) e caracteriza-se pela transmissão da raiva aos herbívoros. Através do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH), instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), desenvolve ações específicas de controle da doença, por meio de fiscalização da vacinação antirrábica, controle da população de morcegos hematófagos da espécie Desmodus rotundus (principal transmissor da raiva aos herbívoros), monitoramento de abrigos de morcegos, vigilância epidemiológica e educação sanitária, além de contar com parcerias com a SES, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), prefeituras municipais e parcerias internacionais. 

É importante que qualquer agressão de animal em humanos, doméstico ou silvestre, seja comunicada a SES, bem como qualquer mordida de morcegos em animais herbívoros, sejam comunicados à AGED/MA para realização do controle e prevenção da doença.




Fonte: Blog do Wiliam Fernandes

Postar um comentário

0 Comentários