Advertisement

Main Ad

Cavalos fogem da Expoapi em queima de fogos e causam acidentes na BR 343

Vários animais correram em direção a BR 343 e um deles morreu atropelado por um dos carros que passava.


Uma tragédia quase tomou conta da 70ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi) na noite dessa quarta-feira (08). Cavalos se assustaram com uma queima de fogos de artifícios e correram assustados em direção a rodovia BR 343, provocando uma série de acidentes.


Segundo a secretária de Agronegócio, Simone Pereira, a queima de fogos aconteceu na apresentação do músico Anderson Rodrigues, sem autorização da organização do evento.
“Os fogos de artifícios foram acionados durante o show do cantor Anderson Rodrigues, mas sabemos que tem um decreto estadual que proíbe essa prática, tanto que nunca tivemos problemas dessa natureza. Acreditávamos que a produção do show sabia disso e nos assustamos quando ouvimos o barulho”, explicou Simone Pereira.


A secretária do Agronegócio explicou que um animal morreu atropelado e outro cavalo passou por cirurgia e está bem. “O saldo foi um cavalo morto, um que ficou ferido, mas passou por cirurgia ainda no local e passa bem, e um carro que bateu em um cavalo. Falaram em dezenas de cavalos soltos, mas não é verdade”, assegurou Simone Pereira.


Por meio de nota, a Secretaria de Agronegócio reiterou que a queima de fogos não foi realizada e nem autorizada pela organização do evento. "É de se salientar que a queima de fogos não foi realizada pela organização do evento, que sempre cumpriu com o seu papel de forma íntegra e contumaz, tomando todos os cuidados e medidas necessárias para que a segurança seja priorizada em total observância a lei", diz trecho da nota.


Ainda conforme a Secretaria de Agronegócio, todas as providências foram imediatamente adotadas para dar assistência as pessoas e animais envolvidos na fatalidade.
Confira a nota da Secretaria de Agronegócio na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A SECRETARIA ESTADUAL DO AGRONEGOCIO E EMPREENDEDORISMO RURAL, APCZ - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE CRIADORES DE ZEBU e a ASSOCIAÇÃO DE VAQUEJADA DO PIAUI, como gestores e fiscalizadores da70ª EXPOAPI, vêm a público esclarecer o ocorrido na noite do dia oito de dezembro, onde a produção de um dos artistas que se apresentava durante o evento ao se utilizar de efeitos especiais e pirotécnicos, assustou alguns cavalos que estavam na área interna do parque que acabaram fugindo das redomas e ocasionaram um acidente com carros que trafegavam na BR 343.


É de suma importância esclarecer que a EXPOAPI se trata de um evento que tem o apoio do Governo do Estado do Piauí e incorre em estrita observância e obediência a Lei de nº 7.643 de 26 de novembro, que proíbe o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios que possuem efeito sonoro ruidoso no Piauí.


Ainda que o infortúnio não tenha sido causado pelos organizadores, todas as providências foram imediatamente adotadas para dar assistência as pessoas e animais envolvidos nessa fatalidade.

Reiteramos nosso compromisso com a máxima transparência e responsabilidade em realizar esse evento que valoriza o agronegócio e movimenta nossa economia e tem sido marca dessa gestão desde o seu início, bem como nos colocamos a disposição para prestar quaisquer esclarecimentos acerca desse assunto.


ATENCIOSAMENTE,

SECRETARIA DO AGRONEGÓCIO

APCZ - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE CRIADORES DE ZEBU

ASSOCIAÇÃO DE VAQUEJADA DO PIAUI




Fonte: GP1

Postar um comentário

0 Comentários