Advertisement

Main Ad

Rio Parnaíba transborda e Chesf aumenta vazão da barragem de Boa Esperança

Após forte chuva, o Rio Parnaíba transbordou, no início da tarde desta segunda-feira (3), em Floriano, no Sul do Piauí, e, às 14h, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) aumentou a vazão da barragem de Boa Esperança de 1.600 m³/s para 2.000 m³/s, o que contribuirá ainda mais para que o nível do rio suba.

De acordo com a Chesf, a cota do Rio Parnaíba em Floriano chegou a 8,63 m às 13:00 h, tornando o risco de inundação é iminente. A companhia informou que solicitou às defesas civis do município e do estado, além do Corpo de Bombeiros, para que ajam o mais rápido possível.

Na tarde desta segunda, membros da prefeitura se reuniram para criação de um comitê emergencial, com objetivo de traçar medidas de enfrentamento, como a assistência às famílias que residem em áreas de risco.


Nível do rio em outras cidades

Em Teresina, o nível do rio Parnaíba, até a tarde desta segunda, era de 5,19 m. A previsão da Chesf é que o nível estabilize, em torno da cota de 5,13 m, nas próximas 8 horas, e continue abaixo da cota de alerta (5,50 m).

No município de Luzilândia, Norte do estado, a cota, até a tarde, era de 4,36 m, devendo aumentar para valores próximos a 4,64 m nas próximas 12 horas, ficando acima da cota de atenção 64 cm.

Os volumes são uma resposta das fortes chuvas que têm acontecido nas ultimas 24 h em Sitio do Velho, 120mm.

Rios Poti, Marataoan e Longá

A Chesf afirma que, considerando os valores de chuva, ainda relativamente baixos, acumulados na porção mais ao norte da bacia, os rios Poti, em Teresina, Marataoan, em Barras, e Longá, em Esperantina, estão em condições normais e devem permanecer assim por enquanto.

A cota atual do Rio Poti, aferida na estação Fazenda Cantinho, zona rural de Teresina, é de 4,72 m, devendo começar processo de recessão para valores da ordem de 4,41 m nas próximas 10 horas, e mantendo-se abaixo da cota de atenção (8,0 m).

Em Barras, o nível do Rio Marataoan observado no momento é de 2,69 m, valor que deve se elevar para valores próximos a 2,71 m nas próximas 8 horas, mas ainda em situação de normalidade.

Já o rio Longá, em Esperantina, tem cota atual de 3,26 m, devendo ter uma pequena elevação no nível para valores em torno de 3,34 m nas próximas 8 horas.



Com informações do G1/PI

Postar um comentário

0 Comentários