Advertisement

Main Ad

Roseana ressalta a força feminina no processo eleitoral no Brasil


A ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney (MDB), a primeira mulher a comandar um estado no Brasil, utilizou as redes sociais para lembrar a força feminina no processo eleitoral brasileiro.

Roseana lembrou que nas eleições deste ano serão 77 milhões de mulheres aptas para votar e escolher seus representantes. Esse número corresponde a mais da metade do eleitorado brasileiro.

“77 milhões de mulheres vão votar nas próximas eleições. Somos quase 53% do eleitorado. Nossas escolhas serão fundamentais para o pleito deste ano”, destacou.

No entanto, esses números não refletem os resultados dos pleitos. Até hoje, o Brasil elegeu apenas uma única mulher, Dilma Rousseff (PT), para comandar a Presidência da República. Já o Maranhão teve somente Roseana Sarney como governadora do estado.

Neste ano a realidade não deve mudar, já que não deveremos ter nenhuma candidata nem a Presidência da República e também ao Governo do Maranhão, apesar da própria Roseana liderar as pesquisas, mas ter deixado claro que prefere disputar uma vaga na Câmara Federal.

Diga-se de passagem, nas eleições de 2018, entre os 18 deputados federais do Maranhão, nenhuma mulher foi eleita. Já na Assembleia Legislativa, entre os 42 deputados estaduais, oito eleitas eram mulher.

Apesar da força feminina como eleitora e decisiva nas eleições, infelizmente esse equilíbrio não é o mesmo quando do resultado dos pleitos eleitorais.




Fonte: Blog do Jorge Aragão

Postar um comentário

0 Comentários