Advertisement

Main Ad

Casos de Covid aumentam no Piauí e comitê avalia retorno do uso obrigatório de máscaras

Diante da possibilidade de uma nova onda, o uso de máscaras faciais volta a ser avaliado como uma medida obrigatória na prevenção em vários lugares do país.

(Foto: Antonio Gonçalves)

Uma reunião do Comitê de Operações Especiais (COE) da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) decide, nesta sexta-feira (3), a possibilidade de retorno do uso obrigatório de máscaras no estado. Os casos, embora ainda em baixa quantidade, estão aumentando. Em alguns lugares do país, o uso já voltou a ser obrigatório.

Diante da possibilidade de uma nova onda, o uso de máscaras faciais volta a ser avaliado como uma medida obrigatória na prevenção em vários lugares do país.

A situação no estado é muito menos grave do que a registrada em momentos anteriores da pandemia. Em 2 de fevereiro desde ano, por exemplo, conforme o painel, foram mais de 2,1 mil casos em 24 horas.

Já no dia dia 18 de abril, foram registrados 32 casos de Covid no Piauí. A partir de então, os casos caíram consideravelmente e, por vários dias, o estado zerou o registro de novos diagnósticos de Covid.

Contudo, nos últimos dias, os casos registraram aumento de 110%, segundo o painel de dados da doença da Sesapi. No último dia 31 de maio, por exemplo, foram registrados 10 casos.

Fim da obrigatoriedade

O uso de máscaras tornou-se obrigatório no Piauí em 22 de abril de 2020, com um decreto que obrigou o uso em locais abertos e fechados.

Em 13 de março de 2021, após algumas mudanças nas regras, o estado flexibilizou de vez uso de máscaras em locais fechados. A condição era de que as cidades tivessem pelo menos 60% da população acima de 18 anos imunizada com a dose de reforço.

O uso continuou obrigatório para idosos e pessoas imunossuprimidas, em qualquer ambiente; em unidades / consultórios / estabelecimentos de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação, para trabalhadores, pacientes, usuários, acompanhantes ou visitantes;

E em táxis, transportes por aplicativo, transportes coletivos, públicos ou privados, rodoviário ou aéreo, para trabalhadores e usuários.




Fonte: G1 PI

Postar um comentário

0 Comentários