Advertisement

Main Ad

Jovem bernardense formada em Recursos Humanos tem artigo publicado em revista eletrônica

O artigo teve como autor principal Janaína Nunes Costa e contou com a orientação do professor da UFMA, Hugo Freitas de Melo.

A jovem bernardense Janaína Nunes da Costa teve seu artigo – UM OLHAR CONSTRUTIVISTA SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL – publicado na conceituada revista eletrônica a cultura em uma perspectiva multidisciplinar 2. 

Janaína atualmente mora em São Paulo e é formada em Recursos Humanos e estudante de direito pela faculdade UNINOVE.

No artigo a autora destaca a relação sociocultural e os processos formais de ensino na educação infantil.

Por Janaína Costa 

Este estudo tem caráter bibliográfico e de cunho qualitativo, apoiando – se no método de revisão literária, tem por objetivo refletir sobre a influência das práticas culturais na educação infantil, buscando compreender a relação entre a aquisição do conhecimento e a interação social; partindo de uma perspectiva construtivista na qual as estruturas de conhecimento não estão formadas, uma vez que, estas se constroem na interação do indivíduo com o meio, como apontam as ideias de PIAGET (1987). Para fomentar as discursões expostas neste trabalho, tomamos como norte os estudos de Piaget (1987), Kishimoto (1996), Ferreiro e Teberosky (1985) entre outros que tratam sobre o processo de ensino aprendizagem a partir de uma ótica construtivista. Considerando que nas sociedades contemporâneas a educação escolar é instância formal do conhecimento, deste modo é ela a responsável por preparar formalmente o educando, porém, entende-se que o processo educativo ocorre também na instância informal, que se dá nas relações diárias de convívio do aluno. Neste sentido, compreende-se o processo de ensino /aprendizagem como resultado da interação do indivíduo com o objeto de conhecimento, seja ele formal no caso da educação escolar; ou informal resultado das interações do indivíduo em um contexto social. Dessa maneira, entendemos que a função da educação infantil em nossa sociedade implica em possibilitar a vivência em comunidade através de práticas que inserem o educado em um contexto social mais amplo que o contexto familiar, no qual está inserido antes a educação escolar, nesta perspectiva, compreende-se a educação escolar como promotora de relações sociais na infância.


Confira o artigo aqui.

Postar um comentário

0 Comentários