Advertisement

Main Ad

Secretário de Agricultura visita produtores de tiquira na zona rural de Santana-MA

 


Um dos pilares da atual administração, que tem à frente o prefeito Márcio Santiago  e a vice-prefeita Ângela Oliveira é o incentivo à agricultura familiar. Nesta quinta-feira (04), o Secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico-SAGRIDE, Paulo Neto e o Técnico em Agropecuária da Sagride,  Ismael  deram  início a uma série de visitas e reuniões com os produtores  de  tiquira dos povoados Pati e São Domingos. Os produtores que foram visitados para iniciar o processo de organização de registro do  famoso aguardente (tiquira magu) foram: RicardoDavi, Zé Reis,  ErisvaldoAntônio Florêncio e Bernardo

A Indicação Geográfica (IG) é um dos tipos de registros protetivos de propriedade industrial que busca o bem-estar coletivo de uma população em determinada localidade demarcada e reconhecida com nome geográfico único, para a produção ali desenvolvida coletivamente. Isso é possível quando uma comunidade está envolvida social, cultural e economicamente no processo produtivo de um produto originário de seu território, bem como na manutenção, geração de emprego e renda local. A IG certifica as qualidades geradas pelo meio ou por fatores humanos ímpares dessa produção. Este modelo de proteção é disciplinado pela Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996.

Nesse processo de Indicação Geográfica para o município de Santana do Maranhão  foi escolhida a tiquira, onde terá o IFMA do Maracanã- São Luiz- MA  sobre a coordenação dos professores  Rafael Mendonça Almeida e o Prof. Francisco Albuquerque, cujos  conduzirão o processo de regulamentação, e a priori realizarão uma reunião na próxima terça-feira(09/08/22) com os produtores supracitados.

A reunião com os produtores  de tiquira dos povoados Pati e São Domingos abordará  sobre a Indicação Geográfica(IG), que se trata de um reconhecimento concedido pelo INPI (um órgão do governo) a produtos brasileiros que são produzidos coletivamente e que tenham tradição na produção ou qualidade diferenciada devido a condições climáticas, de solo, e geografia.  Abordarão também sobre o processo de produção e técnicas.

O selo de Indicação Geográfica (IG) da tiquira no município de Santana do Maranhão irá melhorar a organização da cadeia produtiva, fortalecer o associativismo, proteger o produtor com direito ao uso da IG e controlar o produto contra falsificações, ajudando a desenvolver novos mercados. Além disso, com o selo, haverá o fortalecimento do produto e o território, desenvolvendo novos ativos econômicos no entorno da cadeia produtiva, como turismo, outras indústrias e produtos derivados.

Tiquira é um destilado de mandioca muito popular no Maranhão. Alguns consideram a Tiquira a verdadeira aguardente brasileira por ser feita da mandioca, uma planta nativa.

Veja abaixo galeria de fotos da visita aos produtores de tiquira:



Fonte: agrosantana 


Postar um comentário

0 Comentários