Advertisement

Main Ad

Gasolina deve subir novamente após Lula decidir voltar a cobrar imposto federal

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva determinou ao futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que pedisse ao governo Bolsonaro para desistir de prorrogar o corte dos impostos federais sobre combustíveis. A desoneração, que ajudou a conter o preço da gasolina na segunda metade de 2022, tem prazo para acabar: 31 de dezembro.

Fernando Haddad anunciou que o presidente eleito não concordou em prorrogar a medida que isenta o pagamento de PIS e Cofins sobre combustíveis, dois tributos federais. Com isso, o preço da gasolina voltará a subir nos postos do país em janeiro.

É importante lembrar que no dia 11 de março de 2022, o presidente Bolsonaro sancionou o projeto que unificou e padronizou o ICMS sobre combustíveis. A medida, aprovada pelo Congresso, foi uma tentativa de frear o aumento nos preços da gasolina e do diesel no país.

O texto zerou as alíquotas de PIS/Cofins sobre diesel, biodiesel e gás de cozinha até o fim de 2022. Também dispensou a desoneração de cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, que exige compensação com corte de despesa ou aumento de receita, e a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022.



Fonte: revista az 

Postar um comentário

0 Comentários