Advertisement

Main Ad

Bernardense Custódio Almeida é eleito novo reitor da Universidade Federal do Ceará com 83% dos votos válidos

 


O professor Custódio Almeida, natural de São Bernardo Maranhão, foi o candidato mais votado na consulta pública para o cargo de reitor da Universidade Federal do Ceará. A vice é Diana Azevedo, atualmente vice-diretora do Centro de Tecnologia (CT). A votação foi realizada na última quarta-feira (26). Docentes, servidores e estudantes participaram do pleito. Ao todo, foram mais de 16 mil votos. 

A chapa do professor Custódio Almeida foi o mais votado, seguida pela chapa professora Elizabeth Daher.

Conforme divulgado pela instituição de ensino superior, Custódio obteve 17.476 votos, sendo 14.262 deles de estudantes, 1.485 de servidores docentes e 1.729 de servidores técnico-administrativos. A chapa conquistou 83,11% dos votos totais.

Já Elizabeth recebeu 2.213 votos, sendo 1.606 de estudantes, 329 de docentes e 278 de servidores técnico-administrativos, o que equivale a 16,89% da votação.

Em 2019, o professor Custódio Almeida, embora tenha ficado em 1º lugar na consulta à comunidade acadêmica, recebendo 7.772 votos, foi preterido por Jair Bolsonaro. Na ocasião, o advogado e professor Cândido Albuquerque foi escolhido reitor da UFC mesmo ficando em terceiro na lista tríplice enviada ao então presidente.

Encerrada a votação, a Comissão Eleitoral apura os votos e divulga o resultado que será imediatamente encaminhado ao Conselho Universitário. Dando prosseguimento, a lista tríplice para reitor será elaborada pelo Conselho Universitário.

Será convocada uma reunião especificamente para essa finalidade e em votação secreta e uninominal, a lista será feita, sendo composta com os três primeiros nomes mais votados.

A escolha do novo gestor cabe ao presidente Lula (PT), que decidirá a partir da lista com os candidatos.

Candidato a reitor: Custódio Almeida

Graduado em Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1988), graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1991), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1992) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). É professor da UFC desde 9 de fevereiro de 1993. Na UFC já assumiu alguns cargos de gestão administrativa, como Chefe do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia; coordenador do Curso de Graduação em Filosofia; coordenador de Área da Pró-Reitoria de Graduação; e pró-reitor de Graduação. Foi vice-reitor da UFC de agosto de 2015 a agosto de 2019. 



Via diário do nordeste

Postar um comentário

0 Comentários