Advertisement

Main Ad

Prefeitura de Santana do Maranhão realiza caminhada contra o abuso e a exploração infantil

A Prefeitura de Santana do Maranhão por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) realizou uma caminhada referente ao Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com saída da Igreja Matriz no centro da cidade até a praça de eventos na avenida governadora Roseana Sarney . A Caminhada Faça Bonito visa alertar toda população de Santana do Maranhão  sobre o enfrentamento do  abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. Portanto, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.

O evento contou com a participação de secretarias municipais; escolas da rede municipal e estadual de ensino; os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); Conselho Tutelar; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); Centro de Referência  de Assistência Social (CRAS) ; a Guarda Municipal e vereadores.

Durante o percurso, um carro de som transmitiu mensagens sobre a importância do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, ainda dento do evento,  os estudantes da rede municipal apresentaram faixas/jograis/teatro acerca do tema  e houve também palestras com a  psicóloga e assistente social relacionada à campanha. 

A iniciativa é a finalização da programação que ocorreu durante todo o mês de maio, de uma série de ações previstas no calendário de atividades do Movimento Maio Laranja.  A campanha “Maio Laranja” visa combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e incentivar as denúncias, que podem ser feitas por qualquer pessoa. A secretária de assistência social, Bruna Braga, expressou sua gratidão a todos pela realização da caminhada, ressaltando que os objetivos foram alcançados e que é fundamental conscientizar cada pessoa sobre a necessidade de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, cumprindo assim com sua parte nesse combate. 

O prefeito Márcio Santiago  parabenizou os organizadores e participantes da caminhada, enfatizando que ninguém tem o direito de abusar de uma criança, pois isso é algo desumano.  Ele ressaltou que muitas vezes o agressor está dentro de nossas próprias casas, entre pessoas que amamos, mas que não conhecemos. Por isso, o prefeito fez um alerta  que, não só no  dia 18 de maio, mas   em todos os dias, qualquer situação suspeita seja denunciada, destacando que é dever de todos proteger nossas crianças. 






Via portal agrosantana 

Postar um comentário

0 Comentários