Com o projeto “Cadastro Único em Ação”, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Assistência Social, leva às comunidades informações importantes sobre o Cadastro Único (CadÚnico), do governo federal, que é a porta de entrada para benefícios socioassistenciais, como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Tarifa Social.
Desde o dia 06 de julho, 07, 10 e até amanhã 11(04 dias de ações ), equipes da Secretaria de Assistência Social percorrem as comunidades rurais e urbanas com o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços oferecidos pelo Cadastro Único. A ação faz parte do projeto Cadastro Único em Ação, que já contemplou os povoados São João dos Teixeiras, Riachão, São Gonçalo e amanhã será a vez do Bairro São José (sede)
Por meio desta ação, profissionais da Assistência Social do município orientam os moradores , utilizando metodologias como: dinâmica, palestras , premiação com brindes e lanches , onde o publico interage de forma dinâmica e também tem a oportunidade de tirar as dúvidas existentes sobre o programa.
O Cadastro Único é uma ferramenta de identificação e caracterização das famílias de baixa renda a partir da qual os governos federal, estaduais e municipais formulam políticas públicas para promoção de direitos e da qualidade de vida dos cidadãos.
“Com o programa “Cadastro Único em Ação ”, compartilhamos com à sociedade informações relacionadas ao CadÚnico. Muita gente, inclusive, acha que esse cadastro é apenas para o Bolsa Família. É muito mais que isso. Temos uma série de serviços que são ofertados às famílias que estão inscritas na ferramenta. Então, estamos mostrando aos cidadãos as formas de acesso aos direitos que eles têm”, explica Daniel Santos, coordenador do programa da Secretaria de Assistência Social de Santana do Maranhão.
É por meio do Cadastro Único que a Prefeitura de Santana do Maranhão também atua com a perspectiva de garantir direitos e promover, cada vez mais, a inclusão de milhares de famílias. Segundo Bruna Braga (Secretária de Assistência Social), ainda há muitas dúvidas sobre o cadastro, principalmente quanto aos benefícios que as pessoas podem acessar a partir dele.
O prefeito Márcio Santiago falou ao Portal AgroSantana que a prefeitura está com os olhos voltados às políticas de inclusão social. "Um dos nossos maiores desafios é implementar políticas de inclusão que façam a diferença na vida das pessoas, e estamos trabalhando para isso", disse. O prefeito ainda acrescentou que o Cadastro único nas comunidades é uma demonstração da preocupação do governo com o bem estar das pessoas. "Nosso governo se propõe a cuidar das pessoas, atendê-los bem e essa será sempre nossa prioridade", concluiu o prefeito.
Confira abaixo a equipe do cadastro único que está desenvolvendo o trabalho nas comunidades :
Coordenador:
* Daniel Santos
Digitadores :
* David Robson
* Jadson loiola
Entrevistadores :
* Mailson Pereira
* Jeicilene Cordulino
Técnica do Cadunico:
* Rafaela Coutinho
Coordenadora do CRAS
* Marilene dias
Sec. De assistência social
* Bruna Braga
Via agrosantana
Via agrosantana
0 Comentários