Presidente da Associação de Moradores e Produtores do Povoado Cabeceira do Magu é recebida pelo governador do Maranhão e entrega biscoitos produzidos por mulheres da região.
O governador do Estado Maranhão, Carlos Brandão, abriu espaço na agenda para receber a presidente da Associação de Moradores e Produtores do Povoado Cabeceira do Magu, Marinez da Conceição Firmino, na ultima terça-feira (27). A Presidente representou o município de Santana do Maranhão como delegada no evento da Conferência Estadual de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, que aconteceu na capital do estado.
“A conferência foi extremamente importante, além de debatermos os rumos da agricultura familiar, a gente teve a oportunidade de conversar com o governador Carlos Brandão acerca da dificuldades dos agricultores familiares, e também apresentarmos o nosso produto(Biscoito Magu ), e ouvimos do nosso governador a proposta de desburocratização para o registro do produto, cujo será melhorado no sentido de fortalecer a comercialização. Por isso o evento foi marco e de fundamental importância para a gente”, comentou dona Marines.
A Confeaf é organizada pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e, além do debate do Plano Estadual da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, busca promover a troca de ideias entre os diversos atores sociais para o fortalecimento da produção no estado. O evento reuniu representantes dos povos indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco, movimentos sociais, agricultores familiares e autoridades de mais de 130 municípios que debateram o tema “Alimentos saudáveis + respeito à natureza = vida digna” durante os painéis, grupos temáticos e uma grande plenária final.
Durante o evento, o governador Carlos Brandão lembrou que o debate permitirá a definição do Plano Estadual da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural para a elaboração de políticas públicas alinhadas com o anseio dos agricultores familiares. Ele ressaltou que uma das características da gestão é desenvolver um governo participativo, considerando as contribuições da sociedade.
Essa conferência democratiza a maneira de fazer gestão na agricultura. Aqui a gente teve a oportunidade de conversar com agricultores familiares de vários municípios, e nós viemos ouvir essas pessoas para fazer o Plano Estadual da Agricultura Familiar. O Governo Federal já lançou o Plano Safra da Agricultura Familiar e nós estamos elaborando esse plano estadual para acertar, e só acerta quando se ouve o agricultor familiar”, afirmou Brandão.
0 Comentários