Nesta terça-feira (22), no auditório do Palácio Henrique de La Roque- aconteceu o Qualifica Maranhão - Viva Cultura, um evento de grande relevância para o cenário cultural no Maranhão e obviamente para o município de Santana do Maranhão. O encontro disponibilizou um curso que abordou temas cruciais, incluindo a importância dos sistemas municipais de cultura nas políticas estadual e questões em torno da Lei Paulo Gustavo.
Representando o município de Santana do Maranhão, o secretário municipal de Cultura, Edimilson (Lôro ) participou ativamente das discussões, juntamente com os participantes do evento como: o produtor áudio visual e palestrante Chistian Moreira, técnico do TCU Leandro Alberto Brito, presidente da FAMEM Ivo Resende, secretário de cultura do estado(SECMA) Guilherme Aranha, conselheiro estadual da cultura Dionilio Almeida, coordenadora geral de instrumentos técnicos e jurídicos Laís valente, entre outros, que ajudaram construir as demandas culturais para o estado.
Segundo o secretário municipal de cultura Edimilson(Lôro) , “o encontro Qualifica Maranhão- Viva a Cultura foi um evento histórico que teve como objetivo promover um amplo dialogo entre gestores, secretários e técnicos municipais da cultura sobre políticas públicas de cultura, o seu acesso às ações de fomento e a articulação de pautas do setor como a Lei Paulo Gustavo, além de buscar capacitar os técnicos, fortalece a SEMCEL - para que continue desenvolvendo projetos de destaque e deixe um legado positivo na nossa cidade", destacou
O Qualifica Maranhão - Viva Cultura é uma colaboração entre a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) e a Secretaria de Estado da Cultura. A iniciativa convida gestores, secretários e técnicos municipais a participar, visando o fortalecimento do setor cultural do estado.
A programação, que ocorreu no Palácio Henrique de Lá Roque, englobando palestras sobre a importância dos sistemas municipais de cultura nas políticas estaduais, bem como a Lei Paulo Gustavo, no contexto do audiovisual e outras áreas culturais. Houve também oficinas sobre editais e prestação de contas, ministradas por profissionais experientes no setor.
O evento foi uma oportunidade valiosa para os representantes do município de Santana do Maranhão enriquecerem seus conhecimentos e contribuírem para o fortalecimento do setor na cidade. A participação ativa no Qualifica Maranhão - Viva Cultura reafirma o compromisso do município com o apoio incondicional da gestão do prefeito Márcio Santiago para o desenvolvimento cultural e a busca por um cenário mais rico e inclusivo. (Agrosantana).
0 Comentários